Histórico Sagatiba
Um dos motivos do nascimento da marca SAGATIBA foi justamente a identificação de uma oportunidade no mercado externo. No Brasil, a cachaça sempre foi amplamente conhecida, diferentemente do que acontecia na Europa e nos Estados Unidos. Lá a caipirinha era conhecida e identificada como uma bebida tipicamente brasileira. Porém, poucos sabiam que a caipirinha que é tomada no Brasil era feita com cachaça.
Dessa oportunidade e do fato da cachaça ser o único destilado com potencial de exportação que ainda não explodiu surgiu em 2004 a SAGATIBA, que inaugurou no Brasil e no exterior a categoria Premium de cachaça, em um setor acostumado a trabalhar segundo padrões tradicionais há quase 500 anos. O nome da cachaça vem da união do sufixo saga, que na cultura nórdica significa busca, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa infinita.
A cachaça foi lançada no mercado em maio de 2004 pelas mãos do empresário paulista Marcos de Moraes, filho do ex-rei da soja Olacyr de Moraes, que tinha um plano ambicioso. Sua meta era transformar a bebida num ícone internacional, numa marca que projetasse mundialmente o mais tradicional destilado brasileiro.
Para alcançar a meta, o empresário, uma espécie de empreendedor serial, não poupou esforços. Juntamente com Roberto Biaggi, um dos herdeiros da usina de cana-de-açúcar Santa Elisa, e Lucas Rodas, seus sócios no negócio, contratou uma agência de publicidade famosa, a Saatchi & Saatchi de Londres, para promover a bebida em revistas badaladas, como as versões inglesas da Vanity Fair e da Esquire, e em bares e restaurantes de capitais europeias.
No final deste ano a marca já estava fortemente presente na Inglaterra, Holanda e Itália. O início foi bastante lento no mercado internacional, vendendo quase 100 mil garrafas no exterior. Em 2006, com apenas dois anos no mercado, o volume de vendas cresceu muito e alcançou 800 mil garrafas, sendo metade deste volume destinado principalmente ao mercado europeu. Desde abril deste ano a cachaça passou a ser vendida com exclusividade em todos os 15 navios da rede Princess Cruise ao redor do mundo.
Desde que foi introduzida no mercado a SAGATIBA desempenhou um papel importante na evolução da história da cachaça e de sua imagem no mundo. Unindo inovação tecnológica e modernidade a uma tradição de produção de quase cinco séculos, a empresa desenvolveu o processo de multidestinação, no qual, após a seleção, moagem e fermentação do caldo de cana-de-açúcar, permite que os componentes da bebida sejam separados e controlados individualmente.
O resultado é um produto de altíssima qualidade, que concorre com os melhores destilados do mundo. A SAGATIBA em pouco tempo provou, também, que é uma bebida versátil, que vai muito além da caipirinha, e compõe perfeitamente os mais diversos coquetéis.
Sagatiba Preciosa
Cachaça dourada super premium produzida em edição limitada (apenas 3 mil garrafas), com 42% de volume alcoólico
•Produzida em 1982 na cidade de Ribeirão Preto em barris de carvalho trazidos da Europa há um século.
•Única cachaça do mundo na categoria "Superlative", com 96 pontos recebidos de um total de 100 na avaliação do mais importante instituto de bebidas alcoólicas do mundo, BTI.
Sagatiba Pura
· Fabricada através do processo de coluna, sendo multidestilada, o que lhe garante um sabor suave, aroma agradável e aspecto cristalino, ideal para preparação de coquetéis
Sagatiba Velha
· Feita de lotes limitados e exclusivos das melhores cachaças mineiras, envelhecidos lentamente em barris de madeira nobre.
· Esplendida: Gracuaçãoalcoólica de 38% possui buquê agradável, sabor suave e corpo macio.
· Luxuosa: cachaça dourada, mais encorpada e com sabor amadeirado. Teor alcoólico de 40%.
O mercado de cachaça no Brasil
Os estados brasileiros que mais se destacam na produção da cachaça são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
A cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e no mercado
nacional tem 86% do market share do mercado de destilados
Análise SWOT
Pontos Fortes
· Bebida tipicamente brasileira
· Sabor original, leveza e sofisticação ao paladar;
· Clima e demografia favoráveis ao consumo de bebidas.
· Grande parcela de população jovem.
· Forte cultura de bares, durante a semana e nos finais de semana.
· Inovação tecnológica e modernidade a uma tradição de produção de quase cinco séculos, desenvolvimento do processo de multidestinação
· Produto de altíssima qualidade, que concorre com os melhores destilados do mundo.
· bebida versátil e compõe perfeitamente os mais diversos coquetéis.
· Presença global: 40 países
· Marca jovem e com tom irreverente
· Design de embalagem (beleza, inovação, transparência)
Pontos Fracos
· campanhas com baixo retorno .
· pouco produtos em seu portifolio
Ameaças
Concorrentes conseguem ter propagandas mais marcantes sendo como Lovemarkets.
Concorrentes diretos e inderetos
Oportunidades
· Nova distribuidora Campari
· Design irreverente nas embalagens.
· Crescente demanda de consumo adolescente e de jovens adultos.
· Expansão no comercialização de produtos no mercado exterior
Público Alvo
Publico de 18 à 45 anos, que utilizam televisão, rádio e internet para se informarem, consomem destilados diariamente e aos finais de semana, porem
não são influenciáveis, pois são fies a marca,mas mudariam pelo preço e qualidade.
Habitos de consumo
Costumam consumir a bebida em bares, festas, churrascos e baladas. Geralmente, compram em supermercados e bares; Já consumiram ou consomem cachaça e gostam dela pura ou misturada como drink, são apaixonados pela vida e pelo jeito de ser brasileiro, o que os fazem consumir a cachaça é o sabor, preço e tradição.
Objetivo de Comunicação
A Sagatiba é uma marca jovem e tem como objetivo se aproximar ainda mais do seu público, que apreciem bebidas de qualidade e irreverencia.
O nosso objetivo é reposicionar a marca de forma que crie identificação perante ao consumidor a fim de tornar-se uma Love Mark e fortalecendo a marca no mercado nacional.
O público alvo que queremos alcançar são pessoas de 18 a 45 anos que sejam sofisticados e apreciadores de destilados.
Objetivo de Marketing
Aumentar demanda de venda do produto Kuat em 15% no market share e apresentar um posicionamento de originalidade ao mercado.
Posicionamento- Linha Criativa
Como a marca me faz sentir?
Status,único, irreverente, sexy.
O que a marca fala a meu respeito?
Ousadia, liberdade, sedução e mistério
Personalidade da marca
Original, inteligente, descolada, inovador e misterioso
Beneficio
Sabor com leveza e sofisticação ao paladar.
Suporte ou razão
Identificação pessoal.
Essência da marca
Inspiração.
Plataforma Criativa
Utilizar cultura e folclóre brasileiro com tom misterio para associação do produto afim de instigar o consumir para nova comunicação.
Aprouch
A Sagatiba é uma marca que brasileira e que valoriza a sua origem e cultura, a partir desta percepção o nossos objetivo é explorar a cultura e o folclore brasileiro com irreverencia e mistério, serão as melhores palavras para definir a nova comunicação, atráves de campanhas lúdicas e metaforizadas farão composição para impulsionar o imaginário do consumidor e reforçara sua nova identidade.
Composto Promocional
Propagandas on line e off line, tiaser, promoção de vendas, jingle, Mídias Eletrônicas, Internet, Televisão e Rádio
Duração do projeto
O plano prevê a comunicação para 6 meses de campanha a serem contados a partir de janeiro de 2012, aproveitando o verão e o período festivos.
Pagina Dupla-Revista





Nenhum comentário:
Postar um comentário