sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Reposicionamento Kuat


KUAT é uma marca jovem feita para jovens que querem mudar e ousar, não somente em atitudes, mas também em experimentar algo diferente e saboroso. Suas modernas e sofisticadas embalagens posicionam o produto com inteligência e bom gosto em um mercado dominado por marcas tradicionais. KUAT está sempre em mudança, afinal o mundo está sempre mudando.

A evolução visual

Em 2008, o guaraná KUAT estreou uma nova identidade visual com um projeto audacioso que deixou o produto com um ar mais sofisticado. O grafismo de KUAT no novo logotipo ficou mais iconográfico: a letra K ficou mais longilínea e a imagem do fruto, vermelha, deu lugar a uma esfera da mesma cor.
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Na versão ZERO, o logotipo seguiu as linhas da versão normal com um zero estilizado no lugar da esfera vermelha.

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Nas garrafas e latas, a marca assumiu o tom dourado, se apropriando da cor que caracteriza o refrigerante, e abandonou a tradicional combinação de verde e vermelho, normalmente utilizada pela categoria. As novas latas de KUAT eram totalmente douradas, com exceção do logotipo em verde e vermelho. Já KUAT ZERO trazia pequenas frisas brancas alternadas ao dourado. Nas garrafas – tanto de vidro quanto de PET –, a solução para ressaltar o dourado foi simples: embalagens transparentes substituíram as verdes, fazendo com que o líquido se encarregue de dar o tom dourado à embalagem.

Mercado
O mercado de refrigerantes vem sofrendo grandes transformações no mundo todo.
Transformações estas que vão da estrutura de publicidade, canais de venda, logística e produção.
Em especial no Brasil este mercado vem sendo ameaçado pelas marcas de menor
expressão, que devido ao baixo poder aquisitivo da população, acaba por optar pelo refrigerante mais barato, a fim que caiba no orçamento familiar.

Outro problema enfrentado é uma maior preocupação com a saúde por parte da população; e com isso o refrigerante vem sendo apontado com um dos principais vilões.
Sendo assim, elas estão buscando outras opções tais como: refrigerantes light, zero, sucos de frutas, energéticos, etc.

Posicionamento               
Kuat acredita que muitos espaços precisam ser conquistados, sendo que a marca possa propor a evolução na vida das pessoas, pois a energia natural que move a todos transformando, reciclando, pensando e fazendo.
Publico Alvo
Kuat é dirigido principalmente ao público com idade entre 18 e 24 anos da classe A e B.

Personalidade da Marca
É uma pessoa original, divertida, inteligente, descolada, inovadora e criativa, que procura algo novo.
Cenário Competitivo
Os produtos da marca Kuat são distribuídos por todo território nacional. A marca Kuat detém aproximadamente 15,5% do mercado de refrigerantes a base de guaraná no Brasil, apesar da enorme força de seu principal concorrente, o guaraná Antarctica, o Kuat ocupa a liderança em mercados importantes como Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI). Buscamos crescimento de 10% da market share.

Benefício Básico
Inspirar as pessoas a buscar sempre a evolução em suas vidas.
Razão de Compra
Confiança na marca e sabor marcante de guaraná.

Análise SWOT
Pontos Fortes
*Guaraná produzido na região amazônica;
*Marca brasileira;
*Investimento na cultura (Festival de Parintins e de Música);
*Incentivos a questões sustentáveis;
*Moderno grafismo (Design), inovadora proposta do uso das cores;
*Sabor marcante original;
*Custo acessível;
*Sub marca Coca-Cola (confiança ao consumidor)
*Boa horizontalização do produto nos pontos de venda;
Clima e demografia favoráveis ao consumo de bebidas.

*Grande parcela de população jovem.

*O consumidor brasileiro é receptivo à inovações, particularmente nos principais
centros urbanos.

* Forte cultura de bares, durante a semana e nos finais de semana.

Pontos Fracos
* O único do segmento do Brasil no qual a Coca-Cola não é líder de mercado;
*Muitas campanhas com baixo retorno.
* Preço elevado dentre os concorrentes de marca de baixa expressão.

Ameaças
·*O líder de segmento de mercado; (Guaraná Antarctica);
*Não é comercializado no exterior, enquanto seu maior concorrente é conhecido em     Portugual, Japão, China, EUA, (somando mais de 20 países).
·*Concorrentes conseguem ter propagandas mais marcantes sendo como Lovemarkets.
*Pressões relativas a preços impulsionadas pela penetração de mercado de marcas de menor expressão.

*Forte consumo de produtos sem marca como sucos naturais e água de coco.

* Linha saudável, como refrigerantes light; zero; levemente gaseificados; sucos; entre outros.

Oportunidades
* Sub marca Coca-Cola (confiança ao consumidor) como forma de crescimento no mercado.
*Único no mercado com sabor Chá.
* Design irreverente nas embalagens.
*Consumidor cada vez mais exigente e sofisticado.

*Crescente demanda de consumo adolescente e de jovens adultos.

*Aproximação das marcas com o público feminino.

*Desenvolvimento de máquinas de vendas.

*   Aquisições e consolidação de mercado.

Poder de inovação

Objetivo de Comunicação
O Kuat é uma marca jovem e tem como objetivo se aproximar ainda mais do seu público, que possuam a vontade de mudar e ousar com relação às questões sociais e sustentáveis e que valorize a cultura brasileira.
A partir de analises no histórico do Kuat e em base de campanhas anteriores foi definido um novo posicionamento ao produto. Queremos reforçar Kuat como uma marca de identificação pessoal de modo a inspirar as pessoas a buscar algo diferente em suas vidas, como atitudes positivas diante do meio social e sustentável, que estimule o consumidor a se questionar a mudar o mundo a saborear, transformar, refletir e reciclar.
O público alvo que queremos alcançar são pessoas de 18 a 30 anos, porque entre 25 a 30 anos também tem visão diferenciada e são independentes.

Objetivo de Marketing
Aumentar demanda de venda do produto Kuat em 10% no market share e apresentar um posicionamento de originalidade ao mercado.

Matriz de Posicionamento


 Como a marca me faz sentir?
Status, conectada e culta.
O que a marca fala a meu respeito?
Ousadia, atitude, liberdade, expressão de independência, responsabilidade social e sustentável que valoriza a cultura brasileira.
*Personalidade da marca
Original, divertida, inteligente, descolada, inovadora e criativa.


*Beneficio
A marca que inspira as pessoas a buscar evolução.
* Suporte ou razão
Identificação pessoal.
*Essência da marca
Inspiração.

Plataforma Criativa
Utilizar a figura dos artistas que participarão do Festival de MPB como inspiração para pessoas encontrarem sua identificação pessoal.
Aprouch
Testemunhal com artistas que participarão do Festival de MPB, como forma de reforço para o conceito “sabor de mudar do mundo” e reforço no Festival que reposicionará Kuat no mercado.
Utilizaremos um tom irreverente para surpreender o público com a nova comunicação.
Composto Promocional
Propaganda
Nome da ação- Out Off Home
Período: 2 semanas antes da produção do evento
Nome da Ação: Envelopagem Elevadores
Período: 1 mês antes da produção do evento
Locais: shoppings selecionados
Promoção de Vendas
Evento
Nome da Ação: Com originalidade Kuat dá prêmios e ingressos para o Festival Kuat de Música.
Período: Durante toda a campanha.
Local: Rede Social – Facebook
Mídias Impressas
Divulgação: Materiais promocionais como Stopper; Faixa de gôndola; Revista, etc.
Objetivo: Alcançar um público em massa.


Mídias Eletrônicas
Descrição: Internet, Televisão e Rádio.
Objetivo: Alcançar um público em massa.


Relações Públicas
Descrição: Com o objetivo de manifestar uma nova idéia preservando os consumidores atuais e conquistando novos a relações públicas irá:
*Divulgar informações no meio Jornais e Revistas, sobre ações culturais e sustentáveis
* Esclarecer para a mídia toda ação que esta sendo realizada;
* Realizar pesquisas avaliando a opnião dos consumidores sobre o novo conceito
Período: Durante toda a campanha.


Inovadoras
Nome da Ação: Festival Kuat de Música
Período: Sábado e Domingo dias (10 e 11) Dezembro 2011
Objetivo Marketing: Aumentar as vendas do Kuat em São Paulo
Objetivo de Comunicação: consolidar a marca em São Paulo, manter o foco no público jovem e trazer a questão da sustentabilidade
Público foco: Jovens entre 18 a 30 anos.
Descrição
O festival de música Festival Kuat de Música visa promover a cultura brasileira, a sustentabilidade e movimentar as vendas do guaraná Kuat em São Paulo.
Músicos Participantes
Zeca Baleiro,  Maria Gadú , Seu Jorge, Lenine, Vanessa da Mata, Ana Carolina,Zélia Duncan
Los Hermanos.

Plataforma de Mídia
Flight: Em outubro nas duas primeiras semanas do lançamento da campanha e na última semana de Novembro e primeira semana de Dezembro. (Mês que será realizado o evento).
Outubro
Novembro
Dezembro
  Semana
Teaser; Relações Públicas; Propaganda de mídia eletrônica. Mídias Sociais.Flight.
Feed Back das ações da nova campanha.
Mídias Sociais.Flight.
2ª Semana
Divulgação do evento Festival MPB;
Material promocional no ponto de venda.
Flight.
Mídias Sociais.
Evento "Festival Kuat de Música"
3ª Semana
Propaganda com mídia impressa, Mídias Sociais.
Mídias Sociais.
Mídias Sociais.
4ª Semana
Promoção do Concurso "Com originalidade Kuat dá prêmios". Mídias Sociais.
Divulgação dos ganhadores do concurso "Com originalidade Kuat dá prêmios". Mídias Sociais. Flight.
Mídias Sociais; Relações Públicas.

Cobertura Geográfica
Local: São Paulo.
Explicação do Local: Por ocorrer uma baixa demanda de venda diante de outras regiões a nível nacional, foi determinado este local como ponto de partida para uma expansão de mercado neste seguimento.




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